MedioTec oferece 785 vagas em Alagoas para cursos na área de turismo

O estado de Alagoas foi incluso no MedioTec, uma nova modalidade no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, também conhecido como Pronatec. Desta forma, será oferecido cursos de formação de técnicos em 11 cidades alagoanas. Ficou interessado em saber como participar e quais os cursos disponíveis? Leia o artigo abaixo e informe-se.

MedioTec: o que é?

O MedioTec é um programa pertencente ao Pronatec que oferece formação profissional e técnica de forma integrada aos ensinos básicos de ensino médio em tempo integral. Esse é um programa novo do governo federal, que possui o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Desta forma, os estudantes quando saírem do ensino médio já estarão aptos a ingressa no mercado de trabalho.

O programa lançado em dezembro pelo Governo Temer pretende ofertar 82 mil vagas em todo o Brasil. Essa iniciativa faz parte das ações de implantação da reforma no ensino médio. O Governo Federal destinará mais de R$700 milhões para implantar o MedioTec em 18 estados brasileiros mais o Distrito Federal. O montante será transferido para instituições de ensino técnico, como Senai, Sesc e Sesi; instituitos federais e escolas privadas.

mediotec

Cursos do MedioTec em Alagoas

Por Alagoas possuir grandes atrações turísticas, como as praias paradisíacas, inicialmente, os cursos ofertados pelo MedioTec possuem foco no setor turístico. Trata-se de uma forma de reaquecer o comércio local e receber bem os milhares de turísticas que visitam anualmente as belezas naturais de Alagoas.

Neste ano, serão abertas 785 vagas no estado em cursos que englobam assuntos relacionados ao turismo, hospitalidade e lazer. Simplificando, o programa de vagas ofertará sete cursos:

  • Técnico em agenciamento de viagens;
  • Técnico em cozinha;
  • Técnico em eventos;
  • Técnico em guia de turismo;
  • Técnico em hospedagem;
  • Técnico em lazer;
  • Técnico em restaurante;
  • Técnico em bar.

Os cursos oferecidos pelo MedioTec são de caráter presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio. Além disso, as aulas são ministradas por entidades escolhidas e cadastradas pelo Ministério da Educação. Os estudantes do segundo ano do ensino médio terão prioridade no programa. Eles terão aulas sobre os processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços de alimentação e bebidas e entretenimento.

Locais dos Cursos em Alagoas

Para abranger um perfil distinto de pessoas, os cursos do MedioTec em Alagoas serão ofertados em onze cidades, são elas: Maceió, Barra de São Miguel, Arapiraca, Japaratinga, Maragogi, Coruripe, Penedo, São Miguel dos Milagres, Palmeira dos Índios e também Marechal Deodoro.

Os estudantes que desejam participar de algum curso ofertado pelo programa deverão procurar a secretaria ou diretoria de sua escola. Provavelmente, caso seja ofertada esses cursos, a instituição deverá informar ou colar cartazes informativos. Ficar atento e estar em constante contato com funcionários escolares é uma forma de não perder o prazo de inscrição no curso MedioTec.

Leave a Reply